terça-feira, 4 de junho de 2013

Persona

Por que existe a persona? Para mim é simples. Para esconder o verdadeiro eu. O problema é que o verdadeiro eu é, quase sempre, desconhecido. E essa luta para descobri-lo é dolorosa. O mais comum é que se desista e se viva a persona. Mas há pessoas que estão vinculadas ao verdadeiro eu que não conhecem e que domina a persona. Mas o verdadeiro eu não quer ser descoberto. Ele impõe muitas barreiras, normalmente intransponíveis, para não ser descoberto, por uma razão muito simples: sabe que decepcionará a persona, já que essa última é uma construção do ideal, enquanto a primeira é, justamente, o contraponto que se quer fugir. Sorte de quem consegue. Quando se escreveu que o “homem é o lobo do homem” não se quis dizer que a sociedade corrompe o homem. Na verdade, é o verdadeiro eu que corrompe a persona para que ela continue sendo, justamente, persona, u'a máscara. Vale, aqui, relembrar, que, segundo o que já escrevi, a verdade não existe. É só uma projeção da vontade e do coletivo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário